//
você está lendo...
Recursos Humanos

Acessibilidade aos olhos de quem não vê!

Cadeirante - Fonte: Todos Nós - Unicamp

Olá pessoal,

Enquanto ‘passo’ mais um café essa tarde, fiz uma leve queimadura em um dedo e, apesar de não ter sido nada demais, fez eu pensar como trabalharia com dificuldades caso fosse uma queimadura mais grave.

Nesse momento em encostei no balcão da cozinha e, refletindo, lembrei das dificuldades que passam milhões de pessoas em todo o mundo para trabalhar, devido algum tipo de deficiência. O Brasil é um país em progresso, mais ainda carente no que diz respeito a empregabilidade, acesso e transporte a deficientes físicos e visuais. E ainda sim, é um dos melhores do mundo  nesse quesito. A questão é não apenas fazer, mas fazer bem feito.

A Espanha é um país muito preocupado com os deficientes visuais. A parada de ônibus reproduz uma voz de computador informando quais ônibus, destinos e tempo para chegada, simplesmente pressionando um botão, localizado padronizadamente na lateral dessas paradas. O Semáforo de pedestres soa dois sons destintos quando liberado para a travessia: O primeiro mais intenso e contínuo e o segundo intermitente, que lembra o pedestre o restam apenas 5 segundos para encerrar o período de travessia. Porém,em Madrid as rampas de acesso a cadeiras de rodas são tão ingrimes, que ao meu ver é sofrível o acesso a muitos pontos por cadeirantes que estão sozinhos, destinto do São Paulo, onde essas rampas são, construídas com uma inclinação adequada e, quando necessário, em dois ou mais estágios. Outras ações foram tomadas em conjunto em praticamente todo o mundo, como as cédulas de dinheiro (que na zona do Euro possui tamanhos diferentes e no Brasil, ranhuras sensíveis ao toque) ou placas de borracha determinando caminhos de plataforma e saída de estações de metro e trem.

No meu modo de ver, o que está precário em todo o mundo é o acesso a emprego dessa classe de trabalhadores. O emprego está difícil em todo o planeta para pessoas fisicamente íntegra, mas está ainda pior para pessoas com algum tipo de discapacidade motora ou visual. Existem excessões? Sim, existem. Uma delas é a “Once” empresa espanhola do chamo de jogo tipo loteria que emprega deficientes visuais e atua em todo o mundo. Pra se ter uma idéia, dos 115 mil empregos gerados (diretos e indiretos), 77 mil são ocupados por pessoas cegas ou com alguma discapacidade visual. Muitos desses trabalham com a venda de tickets de apostas ou em centrais de atendimento, portanto de sistemas digitais e computadores que auxiliam suas tarefas, e ainda mantém a segurança do processo.

Usar a tecnologia a favor dessa classe trabalhadora é uma saída e uma oportunidade pra quem, também, tanto precisa! a Once para mim é um exemplo e, assim que possível, quero fazer uma visita na Fundación Once para conhecer e aprender mais sobre esse trabalho.

E em sua empresa, independente de ser empregado, lider ou dono, está preparada para receber essa classe de trabalhadores? Você consegue receber bem esses profissionais?

Bem, vou passar outro café!

Abraços

Celso Santos

facebook.com/santos.celso

twitter: @Cel_Ss

Skype: celsosantosjr

Acesse: http://www.once.es/new/index_html_home

Sobre cafedecorredor

Engenheiro e blogger

Discussão

Um comentário sobre “Acessibilidade aos olhos de quem não vê!

  1. Parabéns Celso pelo texto; nos faz relembrar -acredito que todos – nos momentos que pensamos em fazer algo e quando temos condições para isto, ou seja, quando conseguimos ser Presidente, CEO, enfim de alguma empresa, nós esquecemos esses Pertinentes pensamentos/necessidades …

    Parabéns!

    Publicado por EDNEI - Salvador, Bahia | 13 de novembro de 2011, 3:03 PM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 6 outros seguidores

Calendário

novembro 2011
S T Q Q S S D
« out   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
%d blogueiros gostam disto: