Pessoas satisfeitas com o ambiente de trabalho são mais engajadas e motivadas a alcançarem o objetivo da empresa, por conta disso nunca se falou tanto em Clima Organizacional, mas o que é isso?! Realmente não tem nada haver com o termo meteorológico ao qual estamos acostumados, mas sim com a satisfação dos colaboradores em diversos aspectos da cultura de uma organização e esse talvez seja um dos pontos mais importantes para alcançar o sucesso e perenidade nos negócios.
O Clima Empresarial, como também é chamado, vai influenciar na maneira como as pessoas trabalham, o quanto elas trabalham e como elas estão comprometidas com o que fazem. É o indicador que mostra, de forma geral, da política de RH até o modelo de gestão aplicado, como a empresa está sendo vista pelos seus empregados, sendo o estilo de liderança o que mais afeta o clima.
A atmosfera do ambiente de trabalho tem em média o impacto global de 33% em relação ao sucesso da organização. Numerosos estudos na área demonstram as vantagens de se ter um clima positivo para trabalhar, seus objetivos percorrem alcançar pontos como o sucesso nas vendas, a retenção de pessoal, a produtividade e a satisfação do cliente. Manter um clima favorável influenciará diretamente na motivação da equipe e gerará esforços discricionários por parte dos funcionários, gerando o bom desenvolvimento dos processos e lucratividade para a empresa.
Existem diversos conceitos sobre Clima Organizacional, porém todos irão se referir aos 6 fatores-chave que favorecem ao bem estar no ambiente de trabalho:
- Flexibilidade – como os funcionários são livres para inovar;
- Responsabilidade – grau em que os funcionários se sentem a vontade para trabalhar sem pedir a permissão e orientação do gestor;
- Padrões – como a organização enfatiza a excelência, que as metas para os empregados sejam realmente altas, mas atingíveis;
- Recompensas – os empregados têm que receber feedback regular e que eles sejam recompensados de acordo;
- Clareza – os funcionários sabem o que é esperado deles e como relacionam os seus esforços para os objetivos organizacionais;
- Compromisso da equipe – os empregados têm de saber que pertencem à equipe vencedora ou a organização vencedora e que todos os funcionários trabalham para os mesmos objetivos ou metas.
Alguns dos principais indicadores de que algo está errado no ambiente de trabalho são facilmente identificáveis como, por exemplo, o turnouver (rotatividade de pessoal), o absenteísmo, os programas de sugestões malsucedidos, as greves, os desperdícios de materiais, os conflitos interpessoais e interdepartamentais, dentre outros. E como saber com propriedade como anda o clima na sua empresa? Pesquisa, isso mesmo! Estamos realmente falando de algo importante. A pesquisa de Clima Organizacional é considerada uma ferramenta de gestão estratégica. Através da pesquisa é possível identificar não só o grau de satisfação e motivação dos colaboradores como também as áreas que devem ser melhoradas, e através dos resultados, em que serão identificadas possíveis falhas ou oportunidades de melhorias, se movimentar no sentido de cooperar para o crescimento dos colaboradores e consequentemente da empresa.
Vale salientar que os funcionários são os primeiros clientes que a empresa precisa conquistar é importante fazer com que ele acredite no que faz e se orgulhe de fazer parte da organização. Quando as pessoas são valorizadas e cuidadas, elas produzem mais, têm maior dedicação para com seu empregador. Flexibilizar, capacitar e reconhecer o funcionário, com base numa liderança eficaz, que entenda as necessidades da empresa e também do empregado fará com que o Clima Organizacional seja extremamente favorável e apto para a execução das atividades garantindo vitalidade na empresa. E a sua empresa, está no clima?
Day Ribeiro
Twitter: @_day_ribeiro
Imagem: http://www.climalaboral.com.es/
Excelente matéria, estão de parabéns, enviei ao meu chefe, ele sempre procura fazer isto, se nota, mas as vezes não sabe como.
Obrigada, Adenilson! Certamente será útil… É importante esse tipo de iniciativa por parte do funcionário, todos nós temos algo a aprender uns com os outros, e os líderes, para serem melhores, necessitam de feedback.
Forte abraço,
Day Ribeiro
Amiga,
Trabalho em uma empresa com uma certa equipe,e o que aprendemos sempre em conjunto é ter motivação para que o trabalho venha dar frutos, para que venha haver a produtividade que é o objetivo da empresa, pois se ela cresce, os funcionários também crescem em seu setor de trabalho,tudo depende do empregador e da forma de trabalho que oferece ás pessoas que estão com ele,nem tudo podemos ver como empresa e funcionário, mas sim empresa e equipes auxiliares com um só objetivo, o crescimento..Assim entendo sobre o clima organizacional,é a forma de investir de uma forma confiável , educada e positiva no funcionário,este é o segredo,Claro tudo com seus fatore, normas e regras, mas com uma certa liberdade e colaboração.Visão ampla naquilo que investe para um rendimento aceitável naquilo que se espera.”Já estamos neste clima”..
Beijos
Cecília, se na maioria das empresas houvesse a REAL preocupação com esse fator que é subjetivo, mas nem por isso perde sua grande importância, partiria-se, de fato, para a concentração dos esforços para outras fazes da ADM… O Clima é aspecto básico e inicial para, auxiliando nesse aspecto, se ater em fases mais específicas da administração e dos resusultados!
>> Ótimo informe este do Clima Organizacional! <<
Perfeito, Cecilia! Fico feliz por estar satisfeita em seu ambiente de trabalho. Isso é muito importante no que se refere a produtividade e sobretudo qualidade de vida… Como bem disse você o crescimento é para ambos.
Obrigada, querida.
Beijos
Foi “implícito” Cecília, mas para ficar “explicito”:: Parabéns por já se preocupar e implementar em tua empresa…
Parabéns!
@ed_alessandro