//
você está lendo...
Organização

O Impacto do Clima Organizacional

Pessoas satisfeitas com o ambiente de trabalho são mais engajadas e motivadas a alcançarem o objetivo da empresa, por conta disso nunca se falou tanto em Clima Organizacional, mas o que é isso?! Realmente não tem nada haver com o termo meteorológico ao qual estamos acostumados, mas sim com a satisfação dos colaboradores em diversos aspectos da cultura de uma organização e esse talvez seja um dos pontos mais importantes para alcançar o sucesso e perenidade nos negócios.

O Clima Empresarial, como também é chamado, vai influenciar na maneira como as pessoas trabalham, o quanto elas trabalham e como elas estão comprometidas com o que fazem. É o indicador que mostra, de forma geral, da política de RH até o modelo de gestão aplicado, como a empresa está sendo vista pelos seus empregados, sendo o estilo de liderança o que mais afeta o clima.

A atmosfera do ambiente de trabalho tem em média o impacto global de 33% em relação ao sucesso da organização. Numerosos estudos na área demonstram as vantagens de se ter um clima positivo para trabalhar, seus objetivos percorrem alcançar pontos como o sucesso nas vendas, a retenção de pessoal, a produtividade e a satisfação do cliente. Manter um clima favorável influenciará diretamente na motivação da equipe e gerará esforços discricionários por parte dos funcionários, gerando o bom desenvolvimento dos processos e lucratividade para a empresa.

Existem diversos conceitos sobre Clima Organizacional, porém todos irão se referir aos 6 fatores-chave que favorecem ao bem estar no ambiente de trabalho:

  • Flexibilidade – como os funcionários são livres para inovar;
  • Responsabilidade – grau em que os funcionários se sentem a vontade para trabalhar sem pedir a permissão e orientação do gestor;
  • Padrões – como a organização enfatiza a excelência, que as metas para os empregados sejam realmente altas, mas atingíveis;
  • Recompensas – os empregados têm que receber feedback regular e que eles sejam recompensados ​​de acordo;
  • Clareza – os funcionários sabem o que é esperado deles e como relacionam os seus esforços para os objetivos organizacionais;
  • Compromisso da equipe – os empregados têm de saber que pertencem à equipe vencedora ou a organização vencedora e que todos os funcionários trabalham para os mesmos objetivos ou metas.

Alguns dos principais indicadores de que algo está errado no ambiente de trabalho são facilmente identificáveis como, por exemplo, o turnouver (rotatividade de pessoal), o absenteísmo, os programas de sugestões malsucedidos, as greves, os desperdícios de materiais, os conflitos interpessoais e interdepartamentais, dentre outros. E como saber com propriedade como anda o clima na sua empresa? Pesquisa, isso mesmo! Estamos realmente falando de algo importante. A pesquisa de Clima Organizacional é considerada uma ferramenta de gestão estratégica. Através da pesquisa é possível identificar não só o grau de satisfação e motivação dos colaboradores como também as áreas que devem ser melhoradas, e através dos resultados, em que serão identificadas possíveis falhas ou oportunidades de melhorias, se movimentar no sentido de cooperar para o crescimento dos colaboradores e consequentemente da empresa.

Vale salientar que os funcionários são os primeiros clientes que a empresa precisa conquistar é importante fazer com que ele acredite no que faz e se orgulhe de fazer parte da organização. Quando as pessoas são valorizadas e cuidadas, elas produzem mais, têm maior dedicação para com seu empregador. Flexibilizar, capacitar e reconhecer o funcionário, com base numa liderança eficaz, que entenda as necessidades da empresa e também do empregado fará com que o Clima Organizacional seja extremamente favorável e apto para a execução das atividades garantindo vitalidade na empresa. E a sua empresa, está no clima?

Day Ribeiro

Twitter: @_day_ribeiro

Imagem: http://www.climalaboral.com.es/

About these ads

Sobre cafedecorredor

Engenheiro e blogger

Discussão

6 comentários sobre “O Impacto do Clima Organizacional

  1. Excelente matéria, estão de parabéns, enviei ao meu chefe, ele sempre procura fazer isto, se nota, mas as vezes não sabe como.

    Publicado por adenilson botibi | 22 de outubro de 2011, 2:39 PM
    • Obrigada, Adenilson! Certamente será útil… É importante esse tipo de iniciativa por parte do funcionário, todos nós temos algo a aprender uns com os outros, e os líderes, para serem melhores, necessitam de feedback.

      Forte abraço,

      Day Ribeiro

      Publicado por Day Ribeiro | 13 de novembro de 2011, 1:50 PM
  2. Amiga,
    Trabalho em uma empresa com uma certa equipe,e o que aprendemos sempre em conjunto é ter motivação para que o trabalho venha dar frutos, para que venha haver a produtividade que é o objetivo da empresa, pois se ela cresce, os funcionários também crescem em seu setor de trabalho,tudo depende do empregador e da forma de trabalho que oferece ás pessoas que estão com ele,nem tudo podemos ver como empresa e funcionário, mas sim empresa e equipes auxiliares com um só objetivo, o crescimento..Assim entendo sobre o clima organizacional,é a forma de investir de uma forma confiável , educada e positiva no funcionário,este é o segredo,Claro tudo com seus fatore, normas e regras, mas com uma certa liberdade e colaboração.Visão ampla naquilo que investe para um rendimento aceitável naquilo que se espera.”Já estamos neste clima”..

    Beijos

    Publicado por cecilia | 23 de outubro de 2011, 7:43 AM
    • Cecília, se na maioria das empresas houvesse a REAL preocupação com esse fator que é subjetivo, mas nem por isso perde sua grande importância, partiria-se, de fato, para a concentração dos esforços para outras fazes da ADM… O Clima é aspecto básico e inicial para, auxiliando nesse aspecto, se ater em fases mais específicas da administração e dos resusultados!
      >> Ótimo informe este do Clima Organizacional! <<

      Publicado por EDNEI - Salvador, Bahia | 13 de novembro de 2011, 1:29 PM
    • Perfeito, Cecilia! Fico feliz por estar satisfeita em seu ambiente de trabalho. Isso é muito importante no que se refere a produtividade e sobretudo qualidade de vida… Como bem disse você o crescimento é para ambos.

      Obrigada, querida.

      Beijos

      Publicado por Day Ribeiro | 13 de novembro de 2011, 2:04 PM
  3. Foi “implícito” Cecília, mas para ficar “explicito”:: Parabéns por já se preocupar e implementar em tua empresa…

    Parabéns!

    @ed_alessandro

    Publicado por EDNEI - Salvador, Bahia | 14 de novembro de 2011, 11:47 PM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 5 outros seguidores

Calendário

outubro 2011
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: